Por que ir ao Psiquiatra?


Precisa passar por um psiquiatra? Calma, não tem porque ter medo.

Ainda existe muito preconceito em relação às questões emocionais e mentais. Por se tratar de subjetividade, algo que não se consegue ver nem palpar, muitos não entendem como isso funciona. 
Ir à consulta com o psicólogo já pode ser difícil para algumas pessoas quanto mais ir até um psiquiatra. Isso só acontece porque as pessoas associam o trabalho desses profissionais aos casos mais graves de saúde mental.

Porém, existem casos que não são tão graves, mas que ainda assim, necessitam do auxílio de um profissional e do uso de medicamentos para que sejam resolvidos, como no caso de uma depressão leve ou um quadro de transtorno de ansiedade, por exemplo.

Mas medicamentos controlados causam dependência, eu não quero ficar dependendo de remédio.
Sim, os medicamentos podem causar dependência, mas ela pode ser eliminada com a correta administração do tratamento realizada pelo médico. Ele vai recomendar a dosagem ideal durante o tratamento e conforme a evolução do quadro do paciente, vai ajustando  até fazer a retirada de uma forma que o organismo não fique dependente. Por isso é super importante seguir as orientações médicas, relatar possíveis desconfortos e nunca parar de tomar os remédios sem o conhecimento do seu médico. 

Mas remédios receitados por psiquiatra provocam efeitos colaterais indesejados e às vezes deixam a pessoa dopada, também não quero isso.
Sim, todo medicamento pode causar efeitos colaterais, mas isso não significa que vá causar. Cada organismo reage de uma forma a determinado medicamento, dentro de algumas possibilidades. E pode ser que algumas pessoas se adaptem melhor a alguns e não a outros. Para achar o melhor tratamento para você, pode ser que o médico indique um medicamento e depois tenha que trocar a dosagem ou o próprio medicamento.
Qualquer desconforto que sinta em relação ao medicamento, converse com seu médico, ele saberá o que fazer para você se sentir melhor.

Comentários