ACALME-SE Técnica para lidar com a ansiedade


Tem dias que a ansiedade vem com tudo não é mesmo? Fazer psicoterapia te ajuda a se conhecer melhor, entendendo o que causa a sua ansiedade e a descobrir maneiras de lidar com ela tanto para que ela surja cada vez mais, como para que ela dure menos tempo a cada vez que aparecer.

Enquanto você ainda não iniciou o seu processo de psicoterapia, ou você que já faz, mas quer aumentar seus resultados, essa técnica auxilia bastante nos momentos de ansiedade intensa. Ela se chama ACALME-SE, veja:

A   Aceite a sua ansiedade
C   Contemple as coisas à sua volta
A   Aja com sua ansiedade
L   Libere o ar de seus pulmões bem devagar
M  Mantenha os passos anteriores
E   Examine seus pensamentos

S   Sorria. Você conseguiu. Você merece todo crédito por seu esforço
E   Espere o futuro com aceitação


A   Aceite a sua ansiedade
Ficar brigando com você mesma porque tinha que lidar com isso de outra forma e não poderia ficar ansiosa não vai te ajudar em nada. Pelo contrário. Ansiedade todos temos mas cada pessoa reage de um jeito. Aceite que nesse momento seu organismo está ansioso e comece a trabalhar para acalmá-lo.

C   Contemple as coisas à sua volta
Ficar prestando atenção se você está sentindo dor ou não pode aumentar a sensação de que dói mais ainda. Se distrair não vai fazer a dor sumir de uma hora para a outra, mas vai deixar sua atenção dividida aliviando a sensação de dor. O mesmo acontece com a ansiedade. Quanto mais você ficar focado na ansiedade, mas ansioso vai ficar. Então se atente às tarefas que está fazendo, ou ao que está acontecendo em volta de você.

A   Aja com sua ansiedade
Ao invés de esperar que a ansiedade vá embora sozinha, faça um plano para que ela melhore. A ansiedade é gerada por substâncias liberadas no seu organismo diante de um evento estressor. Então identifique o que foi o evento que desencadeou a sua ansiedade nesse momento e se possível se afaste dele. Procure fazer atividades prazerosas para que seu organismo libere substâncias de prazer e relaxamento. E respire.

L   Libere o ar de seus pulmões bem devagar
Quando a sua respiração acontece de forma lenta, o seu organismo vai funcionando de forma mais lenta também, ou seja, vai acalmando. O fato de você estar atento ao movimento da respiração: ar entrando devagar, ar saindo devagar… faz com que você limpe e acalme também os seus pensamentos. Exercício super simples e super eficaz: a respiração tranquila.

M  Mantenha os passos anteriores
Não é só porque você pensou nos passos anteriores uma vez que tudo será resolvido rapidamente. O processo de se acalmar requer um exercício interior, vai treinando os seus pensamentos e exercitando os passos anteriores com paciência que as coisas vão acontecendo e você vai percebendo a melhora aos poucos.

E   Examine seus pensamentos
        Certifique-se de que você não está acelerando seus pensamentos novamente. Preste atenção ao que está em sua volta, em sua respiração e nas atividades prazerosas que pode fazer.

S   Sorria. Você conseguiu. Você merece todo crédito por seu esforço
Assim como você conseguiu agora, você sabe que já conseguiu outras vezes. Muito bem! Lembre-se sempre disso e utilize essa lembrança como uma das formas de não deixar o sentimento tomar conta, deixando você sempre no controle do seu próprio corpo!

E   Espere o futuro com aceitação
Outros momentos de ansiedade podem surgir e é natural que isso aconteça. Mas como você já aprendeu os passos para se acalmar novamente, fique tranquilo.

Comentários